Filipinas acusa China de construir uma ilha em sigilo no mar da China

Vientiane, 7 Set 2016 (AFP) - O governo das Filipinas divulgou nesta quarta-feira fotografias que, segundo Manila, demonstram que a China está construindo em sigilo uma ilha no mar da China Meridional.

As imagens mostram dois barcos chineses preparando, segundo as autoridades filipinas, a construção de uma ilha no recife Scarborough, reivindicado pelas Filipinas.

As fotografias foram divulgadas poucas horas antes de uma reunião entre os dirigentes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e o primeiro-ministro chinês Li Kequiang no Laos.

"Temos motivos para acreditar que sua presença é um prelúdio para atividades de construção sobre o recife", declarou à AFP o ministro da Defesa filipino, Arsenio Andolong.

"Mantemos a vigilância e supervisão de sua presença e suas atividades, que são inquietantes", completou.

A China nega qualquer construção neste recife, que tem grande importância estratégica.

Pequim reclama a quase totalidade do mar da China Meridional, onde outros países, como Filipinas, Vietnã, Malásia ou Brunei, também têm reivindicações territoriais.

A militarização crescente por parte de Pequim de recifes transformados em ilhas artificiais e uma recente decisão da Corte de Arbitragem Permanente de Haia, que nega a China todos os direitos históricos sobre a região, aumentaram a tensão nos últimos meses.

bur-kma-dth/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos