Ministro da Fazenda do México renuncia ao cargo após escândalos

México, 7 Set 2016 (AFP) - O ministro mexicano da Fazenda, Luis Videgaray, renunciou nesta quarta-feira e será substituído por José Antonio Meade após um decepcionante crescimento econômico e rumores sobre sua suposta participação na controversa visita de Donald Trump.

O presidente Enrique Peña Nieto aceitou publicamente a renúncia de Videgaray, um de seus ministros mais próximos, e o substituiu por Meade, que até agora estava à frente do ministério do Desenvolvimento.

Meade, ex-chanceler de Peña Nieto, já esteve à frente da pasta de Economia entre 2011 e 2012.

Videgaray coordenou a campanha presidencial de Peña Nieto e é considerado como um de seus principais conselheiros desde que assumiu o mandato em 2012.

Embora tenha promovido várias reformas, o desempenho econômico do México não foi esperado, com um recuo de 0,3% no segundo trimestre, enquanto o peso se desvaloriza em relação ao dólar.

Mas o decepcionante desempenho da economia mexicana não foi a única pedra no caminho de Videgaray.

O jornal americano The Washington Post afirmou na semana passada que Videgaray promoveu o controverso encontro entre Peña Nieto e o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nesta semana, entretanto, Peña Nieto declarou à Milenio television que foi sua a decisão de convidar Trump para a reunião.

O encontro, que aconteceu na residência presidencial de Los Pinos no dia 31 de agosto, gerou fortes críticas ao presidente mexicano e a indignação de políticos, analistas e mexicanos em geral, que se queixaram de o político americano ter sido recebido com tanto prestígio depois de ter chamado os imigrantes mexicanos de "estupradores".

Videgaray também esteve envolvido em um escândalo por ter comprado uma casa luxuosa de um contratista do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos