Rússia invade redes dos EUA 'o tempo todo', denuncia Inteligência

Washington, 7 Set 2016 (AFP) - O diretor de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, afirmou nesta quarta-feira (7), que a Rússia invade redes americanas "o tempo todo", mas tentou garantir ao público que a transição presidencial "segue bem".

Agências americanas, companhias e pessoas físicas são, frequentemente, alvo de hackers estrangeiros, segundo ele.

"Os russos pirateiam nossos sistemas o tempo todo, não apenas os do governo, mas também os corporativos e particulares", disse Clapper, em um encontro de segurança em Washington.

Clapper também citou a China e atores "não estatais" que tentam, com frequência, roubar informação.

Recentemente, a campanha da candidata democrata Hillary Clinton acusou Moscou de invadir e-mails de membros do Comitê Nacional Democrata (DNC). Essa violação gerou grande preocupação no país com os ciberataques.

No evento de hoje, James Clapper não corroborou as acusações democratas contra os russos.

Ele afirmou que as equipes de ambas as campanhas - democrata e republicana - já se reuniram com autoridades da Casa Branca.

"Sei que muitas pessoas estão preocupadas com o que vai acontecer", disse Clapper, que acompanhou muito de perto a transição entre George W. Bush e Barack Obama, em 2009.

"Estou aqui com uma mensagem: as coisas seguirão bem", garantiu, pedindo aos observadores que evitem o "catastrofismo" sobre a futura transição.

Como candidatos presidenciais, tanto o republicano Donald Trump quanto a democrata Hillary Clinton estão recebendo relatórios sigilosos de Inteligência.

Especialistas em cibersegurança temem que mais ataques e incidentes aconteçam nas próximas semanas e que possam, inclusive, prejudicar a integridade da campanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos