Tempestade tropical Newton volta a tocar a terra no México

Hermosillo, México, 7 Set 2016 (AFP) - A tempestade tropical tropical Newton tocou a terra no noroeste do México nesta quarta-feira, dessa vez como tormenta tropical, depois de ter provocado duas mortes na península de Baixa Califórnia.

Após tocar terra na terça-feira no balneário turístico de Los Cabos com ventos de 150 km/hora, Newton atravessou o golfo da Califórnia e chegou nesta quarta-feura à costa de Sonora (noroeste), entrando pela Baía de Kino com ventos de 110 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), com sede em Miami.

As autoridades de Sonora anunciaram evacuações em zonas de risco e habilitaram vários abrigos para proteger cerca de 800 famílias.

Além disso, foram transferidos para a área integrantes da zona elementos do Exército e da Marinha para colaborar nos protocolos de prevenção e resgate.

Até o momento, as autoridades não relataram danos nem vítimas em Sonora.

Às 12H00 GMT (9H00 horário de Brasília), Newton se encontrava 85 km a noroeste de Hermosillo, capital de Sonora, mas já estava enfraquecido com ventos de 90 km/h, segundo o NHC.

Acrescentou que o fenômeno se moverá até o extremo noroeste do México durante o dia para chegar ao sul do estado americano de Arizona à tarde.

O NHC prevê que a tempestade, que se desloca para o norte a 30 km/h, registre um "rápido enfraquecimento" e se dissipe antes da madrugada de quinta-feira.

str-yo/yow/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos