Combates violentos após avanço dos talibãs em capital provincial afegã

Kandahar, Afeganistão, 8 Set 2016 (AFP) - Insurgentes talibãs entraram na cidade de Tarin Kot, capital da província de Uruzgan, sul do Afeganistão, onde foram registrados combates intensos, anunciaram as autoridades locais e moradores.

"Os talibãs entraram na cidade e lutam para assumir o controle da sede da polícia e do NDS (serviço de inteligência). Tememos que ataque a prisão para libertar os insurgentes detidos", afirmou à AFP Haji Bari Daad, líder tribal de Tarin Kot.

As autoridades locais pediram reforços e apoio aéreo com urgênciao.

"Se os reforços não chegarem, a cidade cairá nas mãos dos talibãs", advertiu Karim Khademzai, presidente do conselho provincial de Uruzgan.

"As ruas estão vazias e as lojas fechadas", disse, antes de completar que as pessoas não sabem para onde seguir porque a cidade está cercada pelos insurgentes.

O exército afegão está dividido em várias frentes desde que os talibãs ameaçaram assumir o controle de Lashkar Gah, a capital da província de Helmand, e Kunduz, capital da província de mesmo nome.

Durante a aproximação de Tarin Kot, os talibãs prometeram ser tolerantes com as forças do governo, desde que estas se rendessem de modo incondicional.

O porta-voz do ministério da Defesa, Mohamad Radmanish, denunciou na quarta-feira a "campanha de propaganda" e afirmou que os talibãs seriam combatidos nas proximidades da cidade.

str-mam-ac/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos