EUA relatam tentativa frustrada de resgate de reféns no Afeganistão

Washington, 8 Set 2016 (AFP) - As forças americanas tentaram resgatar dois reféns no Afeganistão no mês passado - informou o Pentágono nesta quinta-feira (8), enquanto veículos da imprensa local noticiaram que são dois professores da Universidade Americana em Cabul.

"O presidente (Barack) Obama autorizou as forças americanas a conduzir uma missão no Afeganistão destinada a libertar dois reféns civis", afirmou o secretário de Imprensa do Pentágono, Peter Cook, em um comunicado.

"Infelizmente, os reféns não estavam no lugar que suspeitávamos. Durante a missão, as forças americanas enfrentaram e mataram várias forças hostis. Nenhum efetivo americano ficou ferido", completou.

Os reféns, professores da Universidade Americana do Afeganistão, foram sequestrados na noite de 7 de agosto, na estrada de Dar-ul-Aman, uma das grandes avenidas do centro de Cabul que leva ao antigo Palácio Real.

"Foram levados sob ameaça por homens armados que usavam uniformes das forças de segurança, que interceptaram seu veículo, enquanto saíam da universidade para voltar para casa", explicou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqi, um dia depois do sequestro.

O professor americano vivia em Cabul "há dois anos", e o australiano, "há cerca de duas semanas", acrescentou o funcionário.

Uma testemunha disse que os agressores - quatro homens em um veículo 4x4 - usavam "uniformes da polícia afegã".

Os sequestradores deixaram o motorista e um segurança que estavam dentro do carro.

Esse sequestro teria sido o primeiro caso envolvendo pessoal estrangeiro da Universidade Americana do Afeganistão, cujo campus está permanentemente sob proteção de 70 membros das forças de segurança, de acordo com o Ministério do Interior.

A instituição, que abriu suas portas em 2006 e tem mais de 1.700 estudantes, apresenta-se como "a única universidade privada, sem fins lucrativos, não partidária e mista do Afeganistão", república islâmica onde os gêneros são geralmente segregados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos