Tempestade Newton perde força depois de deixar 5 mortos no México

Hermosillo, México, 8 Set 2016 (AFP) - A tempestade tropical Newton, que tocou a terra na quarta-feira no México, foi rebaixada para a categoria depressão, depois de sua passagem como furacão pela península de Baixa Califórnia (Pacífico), com saldo de cinco pescadores mortos.

Depois de tocar a terra na terça-feira na área turística de Los Cabos com ventos de 150 km/hora, Newton atravessou o golfo da Califórnia e atingiu na quarta-feira a costa de Sonora (noroeste), entrando pela Baía de Kino com ventos de 110 km/h, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

As autoridades de Sonora anunciaram a retirada de moradores de áreas de risco. No total, 800 famílias foram levadas para abrigos.

Durante a noite, o fenômeno foi rebaixado para depressão tropical e estava a 65 km do Arizona, Estados Unidos, de acordo com o NHC.

Na passagem por Los Cabos, a tempestade Newton provocou a elevação da maré. Um barco de pesca ignorou o veto à navegação de embarcações leves e naufragou, uma tragédia que provocou a morte dos cinco pescadores que estavam a bordo.

str-jg/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos