UE distribuirá a refugiados sírios na Turquia ajuda com cartões pré-pagos

Bruxelas, 8 Set 2016 (AFP) - A União Europeia anunciou nesta quinta-feira uma ajuda de 348 milhões de euros a um milhão de refugiados sírios que vivem na Turquia mediante cartões de pagamentos pré-pagos, que lhes permitirão escolher seus gastos a cada mês.

O objetivo é "responder às necessidades essenciais" destas populações em "alimentação, alojamento e educação", destacou em uma coletiva de imprensa Christos Stylianides, comissário europeu de Ajuda Humanitária.

O sistema, que já é aplicado em outras regiões do mundo, é "revolucionário", disse o comissário, que o apresentou sob o nome "Rede de Segurança Social urgente".

Três milhões de sírios estão refugiados na Turquia.

A UE prometeu em novembro de 2015, após um acordo com a Turquia, uma ajuda de 3 bilhões de euros para enfrentar a crise migratória.

Mais de 90% dos refugiados sírios na Turquia vivem disseminados entre a população, e apenas uma pequena minoria permanece em campos.

Com este cartão social pré-carregado terão "a dignidade de escolher" em que poderão gastar o dinheiro, explicou.

Bruxelas também apresentou a operação como uma forma de "incentivar" a economia local. A Turquia já tem em andamento um sistema de "bônus" de consumo para os mais pobres.

Os primeiros pagamentos serão realizados em outubro, até cobrir um milhão de refugiados no primeiro trimestre de 2017, disse o comissário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos