Ativistas do Greenpeace são agredidos no sul da Rússia

Moscou, 9 Set 2016 (AFP) - Dois ativistas do Greenpeace que combatem incêndios florestais no sul da Rússia ficaram feridos após serem violentamente atacados por homens armados e mascarados, informou na sexta-feira a organização ambiental.

Durante a noite de quinta-feira, "uma equipe de voluntários do Greenpeace foi atacada no seu acampamento do sul da Rússia por oito homens armados", afirmou a organização em um comunicado.

"Os agressores entraram nas barracas de campanha, danificaram os veículos, lançaram uma granada ensurdecedora dentro de um carro e roubaram equipamentos de valor" disse o texto.

Havia 18 voluntários no acampamento, montado no delta do rio Kuban, perto da região de Krasnodar (sul).

"Eles quebraram o nariz do (chefe do programa de áreas protegidas do Greenpeace Rússia) Mikhail Kreindlin, que sofreu uma concussão cerebral. Outro ativista provavelmente quebrou as costelas", disse à AFP Grigori Kuksin, chefe do programa do Greenpeace de luta contra os incêndios na Rússia, que estava no acampamento no momento da agressão.

Eles "também sofreram queimaduras químicas de alguma substância em frascos de vidro que os atacantes atiraram", disse, acrescentando que as vítimas tiveram de ser levadas para o hospital.

Os agressores escreveram palavras ofensivas em um muro ao redor da propriedade onde os voluntários estavam acampados, usando insultos contras os "americanos", disse o Greenpeace.

Todos os verões, grandes incêndios florestais são declarados na Rússia, principalmente na Sibéria, cujas autoridades não contam com meios suficientes para apagá-los.

"Sabíamos que lutar contra o fogo era perigoso, mas não sabíamos que precisávamos de capacetes e coletes à prova de balas", disse Kuksin à AFP.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos