China expressa firme oposição ao teste nuclear norte-coreano

Pequim, 9 Set 2016 (AFP) - A China expressou nesta sexta-feira sua firme oposição ao teste nuclear da Coreia do Norte, o quinto e mais potente já realizado até hoje por este país, segundo a Coreia do Sul.

"Hoje, a RPDC (República Popular e Democrática da Coreia) realizou novamente um teste nuclear, apesar da oposição geral da comunidade internacional, teste ao qual o governo chinês se opõe firmemente", afirma o ministério chinês das Relações Exteriores em um comunicado.

"Fazemos um apelo enérgico à RPDC a cumprir com seus compromissos em termos de desnuclearização, a aplicar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU neste tema e a abster-se de qualquer ação suscetível de deteriorar a situação", completa a nota.

O texto pede uma solução à situação por meio de negociações multilaterais, um processo que está paralisado há muito tempo entre as duas Coreias, Rússia, China, Japão e Estados Unidos.

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que seu quinto teste nuclear confirmou a capacidade do país de montar uma ogiva nuclear em um míssil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos