Engenheiro da Volkswagen é processado nos EUA por alteração de motores

Nova York, 9 Set 2016 (AFP) - Um engenheiro da Volkswagen, James Liang, foi processado nesta sexta-feira nos Estados Unidos, acusado de estar diretamente envolvido no desenvolvimento do software que permitiu ao grupo alemão alterar os dados de emissões e driblar as normas ambientais, informou à AFP uma fonte próxima ao caso.

Liang estava em Wolfsburg, na Alemanha, onde fica a sede da Volkswagen, segundo a intimação do estado de Nova York apresentada em julho.

De acordo com a fonte que pediu anonimato, ele teria se declarado culpado e aceita colaborar com as autoridades americanas que realizam a investigação penal contra a Volkswagen.

O engenheiro foi depois transferido para a California, a fim de integrar a equipo da VW encarregado de preparar e testar os veículos a diesel que o grupo planejava comercializar em território americano. Essa equipe foi também a que deu garantias de que os veículos estariam de acordo com as normas sobre emissões, apontam os documentos.

Uma fonte próxima ao caso anunciou pouco antes à AFP sobre o processo de James Liang.

"Quando trabalhava no desenvolvimento do (motor a) diesel, Liang integrava a equipe de engenheiros que desenhou o motor (adulterado) +EA 189+ concebido para cumprir as novas regras draconianas americanas em termos de emissões de veículos a diesel", diz a ata do processo.

O objetivo "desta conspiração era que Liang e seus co-conspiradores se enriquecessem e enriquecessem ilegalmente a VW", afirmam as autoridades americanas.

James Liang se declarou culpado nesta sexta-feira diante de um juiz de um tribunal de Detroit (Michigan, norte) para evitar um julgamento. Em troca, cooperará com as autoridades americanas que acompanham uma investigação penal contra a Volkswagen.

lo/jld/elc/jb/ja/cc

VOLKSWAGEN

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos