Últimos opositores iranianos exilados perto de Bagdá abandonam o Iraque

Bagdá, 9 Set 2016 (AFP) - Os últimos opositores iranianos exilados em um acampamento no Iraque, onde alguns já viviam há décadas, abandonaram-no nesta sexta-feira em direção à Europa, informou a ONU e um grupo da oposição.

O Conselho Nacional de Resistência Iraniana (CNRI) anunciou em um comunicado que os 280 iranianos que permaneciam no acampamento Liberty haviam saído de lá com o objetivo de mudar para a Albânia.

O CNRI comemorou, com essa última saída, o "fim do processo de deslocamento fora do Iraque dos membros da Organização dos Moudjahidines do Povo do Irã (OMPI)", grupo opositor no exílio desde a Revolução Islâmica de 1979, no Irã.

O acampamento Liberty, situado próximo ao aeroporto internacional de Bagdá, é uma antiga base americana que acolhia desde 2011 centenas de membros da OMPI.

Os Moudjahidines fundaram em 1965 seu grupo com a intenção de derrubar o Xá do Irã e depois o regime islâmico. Expulsos do Irã nos anos 1980, se instalaram no Iraque onde apoiaram Saddam Hussein na guerra contra o Irã.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), que colaborou com a saída dos opositores iranianos, confirmou que todos os dissidentes haviam abandonado o acampamento.

"A comunidade internacional finalizou com sucesso a realocação de todos os habitantes do acampamento (...) em outros países", indicou o porta-voz, William Spindler.

Após a intervenção americana de 2003 eles foram desarmados, e o governo iraquiano, de maioria xiita, que se aproximou de Teerã, buscava isso desde que saíram, pois sua presença era "incômoda".

Em 2012, os Estados Unidos retiraram a OMPI de sua lista de organizações terroristas, e outros países ocidentais prometeram apoiar a realocação de seus membros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos