Oposição síria espera que acordo Rússia-EUA acabe com o sofrimento dos civis

Beirute, 10 Set 2016 (AFP) - A oposição síria celebrou neste sábado em um comunicado o acordo de trégua Rússia-EUA, ao mesmo tempo que expressou o desejo de que represente o "início do fim do suplício para os civis" na Síria, país devastado há cinco anos pela guerra.

"Damos as boas-vindas ao acordo, se é que vai ser aplicado", afirmou Bassma Kodmani, integrante do Alto Comitê de Negociações (ACN), que reúne os principais representantes da oposição e da rebelião sírias.

A integrante do ACN expressou ainda o desejo de que o acordo signifique o "início do fim do suplício para os civis".

"O que acontecerá se a Rússia não pressionar o regime (de Bashar al-Assad), pois é o único meio para forçar o regime a respeitar (a trégua)?", questionou Kodmani.

"Estamos na expectativa", completou.

Estados Unidos e Rússia anunciaram na sexta-feira uma trégua na Síria que deve começar na madrugada de domingo para segunda-feira. Se o cessar-fogo for respeitado por uma semana, abrirá caminho para uma cooperação militar e ataques aéreos coordenados contra extremistas, em particular o grupo Estado Islâmico (EI), mas também a Frente Fateh Al-Sham, que renunciou ao vínculo com a Al-Qaeda.

A aplicação desta parte do acordo será complicada, já que a Fateh Al-Sham está aliada com a oposição armada síria, apoiada pelos Estados Unidos.

Washington acusou em várias oportunidades Moscou - aliado do regime de Damasco - de bombardear sem distinção rebeldes e membros da Fateh Al-Sham.

Os chefes da diplomacia de Estados Unidos e Rússia, John Kerry e Serguei Lavrov, participaram em uma reunião de mais de 12 horas na sexta-feira em Genebra, em uma nova tentativa de acabar com o conflito entre o regime de Assad, seus opositores e os grupos fundamentalistas islâmicos, uma guerra que deixou mais de 290.000 mortos e obrigou milhões de pessoas a fugir para o Líbano, Turquia e a União Europeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos