Eleições legislativas na Croácia mantêm suspense até último voto

Zagreb, 12 Set 2016 (AFP) - Os conservadores croatas mantinham uma estreita vantagem sobre a oposição socialdemocrata nas eleições legislativas deste domingo (11), deixando o país na incerteza e na expectativa - apontam resultados oficiais, após a apuração de cerca de 80% dos votos.

Até o momento, os conservadores do HDZ liderado por Andrej Plenkovic aparecem com 61 dos 151 assentos, insuficientes para formar um governo sem alianças, enquanto a oposição socialdemocrata do ex-premiê Zoran Lilanovic soma 54 cadeiras.

"Tenho certeza de que somos o partido que terá o privilégio de formar o próximo governo croata", declarou Plenkovic a seus correligionários na madrugada desta segunda-feira (horário local).

"É preciso esperar a contagem de todos os votos" antes de contar vitória, rebateu seu oponente socialdemocrata, do SDP.

Nesta eleição, o HDZ apresentou um nome mais moderado, Andrej Plenkovic, de 46, que prometeu afastar o partido do populismo e do extremismo. Acredita-se que ele tenha melhores condições de compor uma coalizão, se tiver o apoio do Partido Most ("Ponte", em croata). O Most participou da coalizão no poder liderada pelo HDZ.

Hoje, cerca de 3,8 milhões de eleitores eram esperados nas urnas para eleger deputados das 7.000 circunscrições eleitorais habilitadas nesse país de 4,2 milhões de habitantes e membro da União Europeia (UE) desde 2013.

Pode levar vários dias até que seja possível saber quem será o novo primeiro-ministro, posto disputado pelo conservador Plenkovic (HDZ) e por Milanovic (SDP).

ljv-ng/age/mb/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos