Forças do governo paralelo do leste líbio se apoderam de terminais petroleiros

Trípoli, 11 Set 2016 (AFP) - Um porta-voz das forças dirigidas por um polêmico general líbio no leste do país informou que estas teriam tomado o controle de importantes terminais de exportação de petróleo no leste da Líbia.

As tropas do general Khalifa Haftar "controlam o terminal de Al-Sedra, o bairro industrial, a área residencial e o terminal de Ras Lanouf", indicou seu porta-voz, o coronel Ahmad Al-Mesmari, citado pela agência líbia, Lana.

"Os confrontos se concentram no terminal de Zueitina", acrescentou.

Não foi possível contactar os Guardas das Instalações Petroleiras (GPI), leais ao GNA (Governo de Unidade Nacional).

No fim de julho, os GPI anunciaram a reabertura dos terminais de Ras Lanouf e Al-Sedra após fecharem um acordo com o GNA, poder Executivo apoiado pela comunidade internacional, mas não reconhecido pelas autoridades do leste do país.

Haftar, uma das figuras militares mais poderosas da Líbia, rejeitou dar seu apoio ao GNA, e segue sendo fiel a administração rival assentada no leste.

As forças do general Haftar ameaçaram atacar os barcos petroleiros que chegaram ao portos líbios para realizar transações com o GNA.

Ao longo da baía que vai de Marsa el-Brega e Bin Jawad, no noroeste do país, estão os principais portos petroleiros.

Os terminais de Ras Lanouf e Al-Sedra estavam fechados desde janeiro, pois seus depósitos foram incendiados após os ataques do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos