Hillary passa mal pelo calor e deixa cerimônia do 11/9 em NY

Nova York, 11 Set 2016 (AFP) - A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, abandonou mais cedo a cerimônia de recordação dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, neste domingo (11), depois de sofrer um mal-estar - informou sua equipe de campanha.

"Durante a cerimônia, ela passou mal com o calor e seguiu para o apartamento de sua filha (Chelsea). Já está se sentindo muito melhor", afirma um comunicado divulgado por sua equipe.

"A secretária Clinton compareceu à cerimônia de recordação do 11 de Setembro por apenas uma hora e 30 minutos esta manhã para prestar seu respeito e condolências às famílias das vítimas", completa a nota.

De terno azul-marinho e blusa branca, Hillary deixou o ato tranquilamente, cumprimentando as pessoas enquanto caminhava ao lado de um assistente.

Citando uma fonte policial, o canal conservador Fox News informou que Hillary teve um "episódio médico", quando entrava no veículo que a retirou do Marco Zero.

Poucas horas depois, a candidata sorriu para as câmeras e posou para fotos, junto com uma criança, quando deixava a casa da filha para entrar em um carro que já a esperava.

"Eu me sinto muito bem. É um lindo dia em Nova York", afirmou a democrata.

O incidente sem dúvida terá consequências na disputa presidencial dos Estados Unidos, com o rival republicano Donald Trump insistindo em que a ex-secretária de Estado, de 68 anos, não é apta por temperamento, nem por saúde, para o cargo de presidente. Trump também compareceu ao ato, mas os dois candidatos não estão em campanha neste domingo.

Na semana passada, Hillary Clinton tossiu várias vezes durante um discurso em Cleveland e, em vários momentos, sua voz era ouvida apenas como um sussurro.

A ex-secretária de Estado criticou as "teorias conspiratórias" sobre sua saúde, afirmando que a tosse foi causada por uma alergia. Ela voltou a mencionar seu boletim médico detalhado de seu médico particular, segundo o qual a candidata está em boas condições para assumir a Presidência dos Estados Unidos.

bur-sst/fp/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos