Coreia do Norte conclui preparativos para novo teste nuclear

Seul, 12 Set 2016 (AFP) - A Coreia do Norte está preparada para realizar um novo teste nuclear, informou nesta segunda-feira o ministério sul-coreano da Defesa, três dias depois de Pyongyang ter detonado sua bomba atômica mais potente até hoje.

"Um novo teste (nuclear) pode ser realizado em um dos túneis (...) os preparativos foram concluídos", afirmou o porta-voz do ministério, Moon Sang-Gyun.

Ele se recusou a revelar detalhes, alegando questões de segurança, mas disse que as forças militares estão prontas para responder a qualquer eventualidade como "novos testes nucleares, lançamentos de mísseis balísticos ou provocações por terra" por parte da Coreia do Norte.

Algumas horas antes, uma fonte não identificada do governo havia informado à agência de notícias sul-coreana Yonhap sobre a "detecção de sinais no sentido de que a Coreia do Norte concluiu os preparativos para realizar um novo teste nuclear, a qualquer momento, no terceiro túnel da área de testes de Punggye-ri".

Na sexta-feira, a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear, definido pelos serviços de inteligência dos países ocidentais como o mais potente até o momento, com quase 10 quilotons.

O regime norte-coreano, que definiu o teste como um sucesso, disse que o mesmo incluiu um artefato miniaturizado com capacidade para ser instalado em um míssil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos