Horas antes da trégua, Assad promete "recuperar" toda a Síria

Damasco, 12 Set 2016 (AFP) - O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira que pretende "recuperar" todo o território que escapa do controle do regime, horas antes da entrada em vigor de um acordo de trégua.

"O Estado sírio está determinado a recuperar todas as regiões que estão nas mãos dos terroristas e a restabelecer a segurança", declarou Assad à imprensa estatal durante uma visita ao ex-reduto rebelde de Daraya, perto de Damasco.

O regime utiliza a palavra "terrorista" para fazer referência a rebeldes e jihadistas.

"As Forças Armadas vão continuar seu trabalho sem hesitação (...) e independente dos fatores externos e internos", completou Assad, a poucas horas do início do cessar-fogo, incluindo os ataques aéreos, programado para 19H00 locais (13H00 de Brasília).

"Existem aqueles que têm ilusões e há cinco anos não se livraram das ilusões", afirmou o presidente sírio, a respeito da oposição, de acordo com declarações divulgadas pela agência oficial Sana.

"Alguns apostavam em promessas do exterior", disse, em referência aos apoiadores da oposição, como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Arábia Saudita ou Turquia.

"Estas promessas não se concretizarão", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos