Opositor russo Khodorkovski busca no exílio uma alternativa a Putin

Moscou, 12 Set 2016 (AFP) - O opositor russo Mikhail Khodorkovski, exiliado em Londres, anunciou nesta segunda-feira que não pretende disputar a presidência da Rússia em 2018, mas que vai financiar uma campanha destinada a encontrar uma alternativa a Vladimir Putin, caso o presidente russo decida tentar o quarto mandato.

"Queremos ajudar nossos compatriotas a responder à pergunta: quem substituirá Putin?", afirmou em uma entrevista coletiva exibida por vídeo.

O ex-oligarca russo, que passou quase 10 anos na prisão na Rússia, afirmou que "pessoalmente" não tem a intenção de apresentar sua candidatura, mas destacou que está disposto a "oferecer ajuda a candidatos democratas e a meu país".

Desde que saiu da prisão por um indulto de Putin, Khodorkovski, ex-proprietário da gigante russa do petróleo Yukos, lidera o movimento pró-europeo Open Russia.

O objetivo do projeto de Khodorkovski, batizado de "No lugar de Putin", é encontrar "novas personalidades políticas" capazes de apresentar sua candidatura à presidência de 2018 e enfrentar Putin, se o chefe de Estado entrar na disputa.

O Open Russia terá no domingo 19 candidatos às eleições legislativas e cinco à eleição do Conselho Municipal de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa.

"São pseudoeleições ao suposto Parlamento, mas nosso objetivo é utilizar este espetáculo político para apresentar uma alternativa à sociedade", completou.

Mikhail Khodorkovski, que para muitos analistas têm ambições políticas e uma rivalidade pessoal com Putin, foi detido em 2003 e passou 10 anos na prisão condenado por "roubo em grande escala e fraude fiscal". Ele recebeu um indulto antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos