Ex-presidente israelense Shimon Peres colocado sob anestesia

Jerusalém, 13 Set 2016 (AFP) - O ex-presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres, de 93 anos, foi anestesiado para facilitar seu tratamento após ter sido hospitalizado nesta terça-feira devido a um AVC.

"Seus médicos decidiram anestesiá-lo e colocá-lo sob assistência respiratória para facilitar o prosseguimento de seu tratamento. Em alguns minutos, será submetido a um exame para avaliar com maior precisão seu estado", afirma um comunicado de seu gabinete.

Peres sofreu em janeiro passado duas crises cardíacas em dez dias e foi hospitalizado em duas ocasiões.

Um dos artífices dos acordos de paz em Oslo, em 1993, Peres recebeu o Prêmio Nobel da Paz 1994 junto ao ex-primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o ex-presidente palestino Yasser Arafat, ambos falecidos.

Último político da geração dos pais fundadores de Israel ainda vivo, Peres, ministro em inúmeros governos, assumiu em várias ocasiões as funções de primeiro-ministro e as de presidente entre 2007 e 2014.

Aos 93 anos, se encontra particularmente ativo através de seu Centro Peres para a Paz, que promove a coexistência pacífica entre judeus e árabes.

mib-lal/vl/age/lmm/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos