Tusk considera um 'erro fatal' ignorar as lições do Brexit

Bruxelas, 13 Set 2016 (AFP) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou nesta terça-feira (13) que os líderes do bloco não podem ignorar as lições do Brexit e que devem responder as preocupações surgidas com a crise migratória, na cúpula de Bratislava no fim de semana.

"Seria um erro fatal assumir que o resultado negativo no referendo da Grã-Bretanha representa um assunto específico dos britânicos", escreveu Tusk em sua carta de convite de cinco páginas direcionada aos líderes da UE e consultada pela AFP.

Os 27 mandatários da UE se reunirão na sexta-feira (16), sem o Reino Unido, na capital eslovaca, para falar sobre o futuro do bloco e que, para Tusk, constituirá "um ponto de inflexão para proteger as fronteiras exteriores da União", diante das preocupações surgidas com a crise migratória.

Os partidários da saída do Reino Unido da UE, mais conhecido como Brexit, puderam utilizar "falsos argumentos", mas esse referendo "foi uma tentativa desesperada de responder as perguntas que milhares de europeus se fazem diariamente", explicou Tusk em seu convite.

"Perguntas sobre as garantias de segurança dos cidadãos e de seu território, sobre a proteção de seus interesses, patrimônio cultural e modo de vida", acrescenta.

O presidente do Conselho solicita aos mandatários que atuem para proteger as fronteiras da Europa em um contexto de crise migratória.

"Muitas vezes, (os cidadãos europeus) escutaram declarações politicamente corretas sobre a Europa não poder se transformar em uma fortaleza e ter que permanecer aberta", advertiu o ex-primeiro-ministro polonês.

Os países da UE buscam começar a reflexão sobre a Europa pós-Brexit, em Bratislava, apostando na segurança como resposta às preocupações dos europeus.

Os 27 abordarão "o conceito de segurança", tanto "externa" com a proteção das fronteiras exteriores, como "interna" para lutar contra o terrorismo, explicou um diplomata europeu.

bmm-dk-tjc/jz/cb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos