Comissão Europeia cria 'grupo de trabalho' para preparar negociações do Brexit

Bruxelas, 14 Set 2016 (AFP) - A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho que preparará as negociações com o Reino Unido sobre sua saída do bloco, liderado pelo ex-comissário francês Michel Barnier, anunciou o Executivo europeu em um comunicado.

"Este novo grupo de trabalho reunirá a nata da Comissão", declarou o presidente Jean-Claude Juncker, para quem a equipe de negociadores saberá "estar à altura deste novo desafio" e colocará em andamento "uma nova cooperação com o Reino Unido após sua saída da União", como decidiram os britânicos no referendo no dia 23 de junho.

Barnier estará apoiado por uma funcionária de alto escalão da Comissão Europeia especializada em comércio, a alemã Sabine Weyand, acrescenta o comunicado.

"Estamos finalizando a equipe de negociação com o Reino Unido para estar prontos para começar a trabalhar no dia 1º de outubro", disse Barnier em sua conta no Twitter.

As negociações não começarão, no entanto, até que Londres notifique oficialmente Bruxelas sobre sua vontade de abandonar o bloco. A primeira-ministra britânica, Theresa May, já anunciou que não comunicará a decisão britânica até o fim de 2016.

Uma vez comunicada, UE e Reino Unido terão dois anos, prorrogáveis de mútuo acordo, para negociar os termos da separação.

Além de Barnier, o eurodeputado belga Guy Verhofstadt negociará o Brexit em nome do Parlamento Europeu e o também belga Didier Seeuws, em nome do Conselho Europeu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos