Trump é 'vergonha nacional', diz ex-secretário de Estado Colin Powell

Washington, 14 Set 2016 (AFP) - O candidato republicano à presidência americana, Donald Trump, é uma "vergonha nacional" e um "pária internacional", segundo o ex-secretário de Estado Colin Powel, que teve alguns e-mails hackeados e divulgados nesta quarta-feira.

Trump está "destruindo a si mesmo, sem necessidade de ataques dos democratas", escreveu o ex-secretário de Estado de George W. Bush em 17 de junho a uma jornalista e ex-colaboradora, Emily Miller, segundo estas mensagens obtidas pelo DCleaks e divulgadas nesta quarta-feira pelo site Buzzfeed.

Powell, secretário de Estado entre 2001 e 2005, general e chefe do Estado-Maior Conjunto entre 1989 e 1993, confirmou a autenticidade destas mensagens eletrônicas à rede de televisão NBC e acrescentou que os hackers tinham "muitas outras".

Um total de 30.000 e-mails hackeados do general Powell teriam sido entregues por hackers ao DCleaks, segundo o The Daily Caller.

Powell também critica Trump por ter lançado em 2008 o movimento que afirmava que Barack Obama não havia nascido nos Estados Unidos e que, portanto, não podia ter sido eleito presidente.

"Sim, o movimento era racista", escreve Powell, um republicano que apoiou Barack Obama em 2008 e em 2012.

Alguns de seus e-mails também abordam criticamente o episódio dos e-mails de Hillary Clinton enviados de seu servidor privado.

"É triste. HRC (Hillary Rodham Clinton) poderia ter terminado com isso tudo há dois anos dizendo a todos honestamente o que havia feito, e não me envolver no assunto. Disse a ela três vezes que sua equipe não tentasse esta manobra", escreveu em 28 de agosto.

Pessoas próximas a Hillary vêm repetindo nos últimos meses que Powell também havia usado uma conta pessoal quando era secretário de Estado para minimizar a utilização por Hillary de uma conta de e-mail de um servidor privado. O caso segue envenenando sua campanha eleitoral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos