UE e EUA marcam nova rodada de negociação para TLC

Bruxelas, 15 Set 2016 (AFP) - A União Europeia (UE) e os Estados Unidos continuarão negociando seu acordo de livre-comércio, conhecido pelas siglas TTIP, no início de outubro - anunciou a Comissão Europeia nesta quinta-feira (15), apesar das reservas da França.

"Indicamos às nossas equipes que façam os maiores progressos possíveis na próxima rodada [de negociações], prevista para a semana de 3 de outubro em Nova York", declararam em um comunicado conjunto a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, e seu homólogo americano, Michael Froman, após uma reunião em Bruxelas.

As negociações sobre o acordo de livre-comércio entre Europa e Estados Unidos, negociado em sigilo desde meados de 2013, têm sofrido a oposição da França. Na quarta-feira (14), o secretário francês de Comércio Exterior, Matthias Fekl, disse não apoiar as negociações.

Em uma carta dirigida a Malmström, porém, 12 países europeus demonstraram apoio à Comissão Europeia para que continue com as negociações.

Os ministros de Comércio da UE devem abordar o estado das negociações no próximo 23 de setembro em uma reunião em Bratislava. Fekl disse que pedirá, nesse encontro, "o fim das negociações".

O acordo tem o objetivo de suprimir as medidas regulamentares e comerciais para criar uma grande zona de livre-comércio e estimular o crescimento econômico.

bur-tjc/jz/cc/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos