Alemanha e França trabalharão juntas pelo 'sucesso' da Europa

Bratislava, 16 Set 2016 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, defenderam nesta sexta-feira que trabalharão "intensamente" nos próximos meses para alcançar o "sucesso" da Europa, depois que o Reino Unido decidiu abandonar o bloco.

A "Alemanha e França se envolverão intensamente nos próximos meses para conseguir que tudo seja um sucesso", declarou Merkel, em uma coletiva de imprensa junto com o presidente em Bratislava, onde os mandatários europeus, sem o Reino Unido, debateram sobre o futuro da UE.

Para Hollande, a UE poderá avançar quando tiver identificado claramente as prioridades "que respondem às expectativas dos europeus". A "França e Alemanha continuarão trabalhando para que possamos emitir medidas concretas", acrescentou.

Ambos os chefes de Estado apresentaram, durante a cúpula, uma iniciativa comum para lançar operações da UE mais facilmente e obter um maior financiamento europeu em matéria de defesa.

Os líderes acordaram nesse encontro sem sua homóloga britânica, Theresa May, medidas econômicas, de segurança e de defesa, que preveem aprovar em uma cúpula em Roma, em março, pelo 60º aniversário do tratado do fundador do projeto europeu.

Essas medidas fazem parte da resposta europeia aos questionamentos surgidos com a decisão dos britânicos de abandonar uma UE já abalada por uma série de crises e atentados, desde a quebra financeira de 2008.

bur-tjc/eg/cb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos