Conselho de Segurança se reúne nesta sexta-feira para falar da Síria

Nações Unidas, Estados Unidos, 16 Set 2016 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU se reúne de emergência nesta sexta-feira para abordar o acordo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a Síria e decidir se dá ou não seu apoio diplomático.

A reunião acontecerá às 17H30 local (18H30 de Brasília) a portas fechadas.

A reunião acontece enquanto os bairros rebeldes da cidade síria de Aleppo ainda não receberam a ajuda humanitária prometida, apesar da trégua em vigor desde segunda-feira. Os caminhões da ONU carregados de alimentos e remédios aguardavam bloqueados na fronteira com a Turquia.

As Nações Unidas esperam poder levar nesta sexta-feira 40 caminhões carregados com comida aos bairros do setor leste de Aleppo sitiados pelo regime, o que permitiria alimentar 80.000 pessoas durante um mês. Um total de 250.000 pessoas vivem na zona rebelde da cidade.

A segunda cidade da Síria, que tem um valor estratégico chave para o desenvolvimento da guerra na Síria, está dividida desde 2012 entre as forças governamentais, no oeste, e as rebeldes, no leste.

Na manhã desta sexta-feira, os caminhões seguiam bloqueados em uma zona tampão entre as fronteiras turca e síria, indicou David Swanson, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos