Primeiro debate presidencial nos EUA será apenas entre Hillary e Trump

Washington, 16 Set 2016 (AFP) - Hillary Clinton e Donald Trump se enfrentarão sozinhos no primeiro debate televisionado entre candidatos à Casa Branca, já que o libertário Gary Johnson não atingiu o mínimo de 15% das intenções de voto exigido para participar.

A comissão independente que organiza os três debates presidenciais e o dos candidatos a vice anunciou nesta sexta-feira (16) que apenas a candidata democrata e o republicano estão convidados para o debate de 26 de setembro na Universidade de Hofstra, perto de Nova York.

Segundo a média obtida com base em cinco pesquisas, 43% do eleitorado votará em Hillary, e 40,4%, em Trump. Ambos são seguidos de longe por Gary Johnson (8,4%), do Partido Libertário, e pela candidata ecologista, Jill Stein (3,2%).

Johnson esperava atingir a marca de 15% para poder se beneficiar da grande audiência dos debates.

Em 2012, 46,2 milhões de lares americanos assistiram ao primeiro debate entre os então candidatos, o democrata Barack Obama, que buscava a reeleição, e o republicano Mitt Romney, de acordo com dados da Nielsen.

"A comissão pode tirar sarro de um candidato que recolhe 'só' 9%, ou 10%, em suas pesquisas cuidadosamente selecionadas, mas 9% representam 13 milhões de eleitores, mais do que toda a população de Ohio e de outros estados", reagiu Gary Johnson, em um comunicado.

"E, ainda assim, republicanos e democratas escolheram silenciar o candidato preferido desses milhões de americanos", acrescentou.

Os debates entre os candidatos presidenciais serão realizados em 26 de setembro, 9 e 19 de outubro.

Os companheiros de chapa de Hillary e Trump, Tim Kaine e Mike Pence, respectivamente, vão-se enfrentar em uma única ocasião, em 4 de outubro, para a qual também foram os únicos classificados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos