Violentos bombardeios e combates na periferia da capital da Síria

Damasco, 16 Set 2016 (AFP) - Violentos combates eram registrados nesta sexta-feira entre as forças do regime sírio e rebeldes na periferia leste de Damasco, segundo um jornalista da AFP e uma fonte militar, a violação mais séria da trégua em vigor desde segunda-feira.

"O exército sírio está bloqueando um ataque de grupos armados que tentam entrar na capital pelo leste através de Jobar (um bairro nas mãos dos rebeldes) (...) o que levou a confrontos intensos e disparos de foguetes", declarou à AFP uma fonte militar.

O bairro de Jobar é um campo de batalha há mais de dois anos entre as forças do presidente Bashar al-Assad e os rebeldes. Quase toda a população fugiu.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) também confirmou que havia combates nesta periferia de Damasco, e disse que 21 morteiros e foguetes foram lançados em Jobar.

Estados Unidos e Rússia, que apoiam respectivamente os rebeldes e o regime de Assad, fecharam um acordo de trégua que entrou em vigor na segunda-feira entre insurgentes e forças leais ao regime, mas que exclui os extremistas.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, disse que o movimento islamita Faylaq al Sham e os extremistas da Frente Fateh al Sham (ex-Frente al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda) estavam presentes em Jobar.

Este último movimento é aliado em várias zonas dos rebeldes chamados moderados, o que complica a aplicação da trégua, segundo os analistas.

str/mjg/iw/vl/ra-me/es/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos