Manifestação reúne 20.000 pessoas em Londres em apoio aos refugiados

Londres, 17 Set 2016 (AFP) - Cerca de 20.000 pessoas se manifestaram neste sábado no centro de Londres para exigir uma política mais generosa de acolhida aos refugiados, constataram jornalistas da AFP.

Com cantos e danças, os manifestantes saíram de Park Lane, uma avenida que contorna o Hyde Park no centro da cidade, e se dirigiram até Downing Street, onde reside a primeira-ministra conservadora Theresa May.

"Um mundo, um povo" e "Os amigos são bem-vindos" era possível ler nos cartazes das pessoas que protestavam.

"Vim porque meus filhos têm sorte de poder dormir todas as noites em uma casa segura, com a barriga cheia, e me parece que todas as crianças deveriam ter direito a isso", explicou à AFP Claire-Marie Goggin, de 47 anos, que foi com seus filhos à manifestação.

Ao se aproximar de Piccadilly Circus, os manifestantes gritavam lemas como "Deixem ficar os refugiados, deportem Theresa May".

A manifestação foi organizada pela ONG Solidariedade com os Refugiados (swruk.org) e foi apoiada pela Anistia Internacional.

A marcha ocorreu dois dias antes da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, na qual os líderes do planeta abordarão o tema dos refugiados e o conflito sírio.

Segundo a ONU, há 65 milhões de deslocados no mundo, dos quais 21 milhões de refugiados, que fogem a outros países das perseguições, da pobreza e dos conflitos em sua terra natal.

bur-mc/pjl/jz/pc/pr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos