Operação na Turquia contra supostos membros do EI, suspeitos de preparar ataque em Istambul

Istambul, 17 Set 2016 (AFP) - Cerca de vinte pessoas, supostos membros do grupo extremista Estado Islâmico (EI), incluindo o chefe das operações na Turquia, e suspeitas de preparar um ataque em Istambul, foram detidas pela polícia turca, informou neste sábado o jornal Haber-Türk.

Entres os detidos está Ali Al Aggal, um sírio conhecido por ter organizado os ataques realizados na Turquia e atribuídos ao EI. Conhecido pelo nome-chave de Azzoz, foi detido durante uma operação policial na capital turca.

Outras 24 pessoas, de origem síria e iraquiana, foram detidas no marco de outra operação no distrito de Kucukcekmece, em Istambul, informou o mesmo jornal.

Suspeita-se que nove dos detidos teriam vínculos diretos com Al Aggal, que devia enviar a estes explosivos e munições para cometer um atentado em Istambul, segundo o jornal.

Os outros quinze detidos são suspeitos de querer cruzar a fronteira turca para viajar às zonas de combate, declarou o jornal.

A polícia turca, que acredita ter descoberto em Kucukcekmece uma "célula latente", apreendeu vários documentos e material informático que poderia pertencer à organização extremista, informou o jornal.

A Turquia foi atacada várias vezes pelo grupo EI no ano passado. A última tragédia ocorreu durante um casamento em agosto na cidade de Gaziantep (sudeste), não muito distante da fronteira síria, deixando 55 mortos.

A operação ocorreu um dia depois da prisão de quatro pessoas no âmbito da investigação de algumas ameaças contra várias embaixadas, incluindo a britânica, que permaneceu fechada desde sexta-feira por razões de segurança.

No último 24 de agosto, a Turquia lançou uma operação militar para expulsar os extremistas do grupo EI de sua fronteira.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou recentemente que a Turquia e os Estados Unidos haviam conversado sobre uma possível operação comum para erradicar o grupo EI de Raqqa, na Síria, considerada a capital da organização extremista.

fo-bat/ia/jvb/es/pr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos