Palestino é morto após esfaquear soldado israelense na Cisjordânia

Hebrom, Territórios palestinos, 17 Set 2016 (AFP) - Um soldado israelense ficou ferido depois de ter sido esfaqueado neste sábado na cidade de Hebron, na Cisjordânia ocupada, por um palestino, que foi morto pelas forças israelenses, informou o exército em um comunicado.

O ataque foi lançado, segundo o exército, durante uma operação de rotina das tropas israelenses no bairro de Tel Rumeida.

"As forças no local dispararam contra o criminoso, que morreu", afirmou o comunicado.

Trata-se do quarto ataque anti-israelense em menos de 24 horas, uma prova de que a violência persiste em Israel e nos Territórios Palestinos, apesar da relativa calma das últimas semanas.

Na sexta-feira, três pessoas foram abatidas depois de cometer ataques contra israelenses, nos quais quatro pessoas ficaram feridas, segundo as forças de segurança.

Hanane Ashraui, funcionária de alto escalão da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), condenou o que classificou de "execuções sumárias".

"Israel aplica de maneira flagrante uma política sistemática e deliberada de execuções sumárias contra o povo palestino. Tais atos de provocação constituem uma violação direta do direito e das convenções internacionais", julgou em uma declaração neste sábado.

"Solicitamos à comunidade internacional que atue rapidamente e de maneira eficaz, e que peça que Israel preste contas com medidas punitivas antes que seja muito tarde", advertiu.

Por sua vez, um porta-voz militar israelense afirmou à AFP que o ataque deste sábado era "uma nova expressão da incitação (à violência por parte dos palestinos contra Israel) na rua e nas redes sociais".

Jerusalém, os territórios ocupados e Israel são palco de tensões que desde outubro provocaram a morte de 228 palestinos, 34 israelenses, dois americanos, um eritreu e um sudanês, segundo um balanço da AFP.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos