Trump volta a acusar Hillary de ser muito flexível com imigrantes

Houston, Estados Unidos, 17 Set 2016 (AFP) - Em um ato no Texas, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a acusar neste sábado sua rival, Hillary Clinton, de ter uma posição muito flexível em matéria de política migratória.

Como presidente, Hillary acabará com os controles fronteiriços e colocaria o país "em grave risco", garantiu o republicano em um encontro próximo à cidade de Houston.

Entre os assistentes havia gente que assegurou que familiares e amigos seus foram assassinados por imigrantes em situação ilegal. Muitos deles usavam camisetas com o lema "A stolen life" ('Uma vida roubada').

A questão migratória está no centro da campanha de Trump desde que ele afirmou que muitos imigrantes mexicanos são traficantes de drogas e estupradores.

Com um tom moderado para o seu estilo, o magnata imobiliário afirmou que, se Hillary Clinton chegar à presidência, ela "aprovará uma anistia (aos imigrantes irregulares) por decreto presidencial", colocando o país a "grave perigo".

Hillary defende a flexibilização da aplicação das leis migratórias e diz que só deportaria criminosos violentos e terroristas, em contraste com a promessa de Trump de construir um muro na fronteira com o México e de deportar grandes quantidades de pessoas sem documentos.

Mesmo que estudos contrariem a afirmação de Trump de que os imigrantes são responsáveis por crimes graves, o candidato insistiu neste sábado em que todos os dias americanos são assassinados por estrangeiros em situação ilegal.

"Cada dia que nossa fronteira continua aberta, americanos inocentes são assassinados desnecessariamente", disse. "Cada dia que não conseguimos aplicar nossas leis (...) um pai se arrisca a perder seu filho amado".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos