Novos combates na Líbia por controle de região petrolífera

Bengasi, Líbia, 18 Set 2016 (AFP) - Novos combates foram registrados neste domingo na Líbia na região petrolífera do leste do país entre os guardas das instalações e as forças do governo não reconhecido, lideradas por Khalifa Haftar.

"Os guardas das instalações (petrolíferas, leais ao governo de união nacional) lançaram uma ofensiva nesta manhã e (nossas forças) estão em confronto com elas em Ras Lanuf", indicou à AFP Mohamad Ibset, funcionário das forças do general Haftar.

Por sua vez, Ali al Hassi, um porta-voz dos Guardas das Instalações Petrolíferas (GIP), uma milícia leal ao governo reconhecido, disse à AFP ter atacado Al Sedra e Ras Lanuf, embora "as forças de Haftar tentem nos atacar com seus aviões".

No domingo e na segunda-feira passados, as forças do controverso general Khalifa Haftar, que colaboram com o governo não reconhecido, tomaram Zueitina, Brega, Ras Lanuf e Al Sedra, quatro terminais da região petrolífera do nordeste do país.

Pouco depois, a Companhia Nacional de Petróleo (NOC) anunciou que retomaria as exportações de petróleo. A NOC assegura ser leal ao governo de união nacional, mas ao mesmo tempo diz aplicar as "instruções do parlamento não reconhecido instalado no leste.

Antes da ofensiva da semana passada, os quatro portos estavam nas mãos do GIP, uma milícia leal ao governo de união com sede em Trípoli e reconhecido pela comunidade internacional.

str-rb/hj/pc/es/ma/pr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos