Obama e Netanyahu se reunirão na quarta-feira em Nova York

Washington, 18 Set 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá na quarta-feira com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Nova York, anunciou neste domingo a Casa Branca, dias após os dois países alcançarem um acordo de assistência militar.

Este encontro, que será realizado no âmbito da Assembleia Geral da ONU, permitirá que os líderes destaquem "os fortes laços" entre os dois países, indicou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca.

Também será a oportunidade para abordar a necessidade de ter "verdadeiros avanços" em direção a uma solução de dois Estados no conflito entre israelenses e palestinos frente "aos muito preocupantes acontecimentos ocorridos no terreno", acrescentou.

Os dois países aliados acordaram na quarta-feira em Washington, após meses de negociações, um protocolo de acordo de 38 bilhões de dólares de assistência militar para o período 2019-2028.

Obama e Netanyahu, que chegaram ao poder ao mesmo tempo (2009), mantêm uma relação atingida por incidentes que mostram a pouca estima mútua.

O último desencontro foi o cancelamento, de última hora, de Netanyahu em uma visita à Casa Branca, em março passado. O presidente americano, que soube pela imprensa, não ocultou sua irritação.

O presidente Obama chegará neste domingo a Nova York, onde tem previstos vários encontros bilaterais, para participar de sua última Assembleia Geral da ONU antes de deixar o mandato.

O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al-Abadi, o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, são alguns dos governantes com os quais Obama se reunirá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos