Eleições municipais palestinas previstas para outubro são adiadas

Ramallah, Territórios palestinos, 21 Set 2016 (AFP) - A comissão palestina encarregada das primeiras eleições programadas na Cisjordânia e em Gaza em 10 anos confirmaram oficialmente nesta quarta-feira que as eleições municipais não serão realizadas em 8 de outubro, como estava previsto.

A comissão eleitoral indicou que acatava, assim, a decisão anunciada por uma alta jurisdição palestina, que informou que até 3 de outubro emitirá uma decisão sobre a realização de eleições.

Esta decisão da Suprema Corte tornava materialmente impossível que as eleições fossem realizadas em 8 de outubro, razão pela qual a comissão eleitoral anunciou "a suspensão de toda atividade eleitoral até que a Corte se pronuncie definitivamente", informou em seu site.

Nem a data de 8 de outubro, nem o calendário eleitoral são "válidos", anunciou a comissão, que não adiantou nenhuma nova data.

As divisões entre as facções rivais palestinas são tantas que se duvidou constantemente da realização de eleições, mesmo depois que a data de 8 de outubro foi fixada.

Estas eleições municipais seriam as primeiras realizadas ao mesmo tempo na Cisjordânia e na Faixa de Gaza desde 2006.

Estes dois territórios, separados geograficamente por Israel, registram confrontos políticos há anos entre o Fatah, laico, força palestina dominante na Cisjordânia, ocupada pelos israelenses, e o Hamas, islamita, que governa em Gaza, um território submetido a um bloqueio de Israel.

bur-lal/mer/jvb.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos