Grupo de apoio à Síria se reunirá nesta quinta-feira em Nova York

Nova York, 22 Set 2016 (AFP) - Estados Unidos e Rússia presidirão nesta quinta-feira em Nova York mais uma reunião com potências e organizações internacionais para tentar salvar o processo diplomático sobre a guerra na Síria, informou nesta quarta-feira um diplomata americano.

O Grupo Internacional de Apoio à Síria (GIAS) se reunirá na quinta-feira à margem da Assembleia Geral da ONU, afirmou o funcionário americano após uma reunião na terça-feira em Nova York na qual foi constatado o ponto morto diplomático que se encontra a resolução do conflito na Síria, pelas grandes diferenças entre Washington e Moscou.

Outras fontes diplomáticas deram a entender que a reunião será celebrada às 14H00 (18H00 GMT, 15H00 horário de Brasília) em Nova York.

O GIAS, criado em 2015 em Viena, reúne 23 potências mundiais, regionais e organizações multilaterais envolvidas na crise síria, incluindo Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Irã, Turquia, ONU e a União Europeia.

O grupo conta com um planejamento diplomático sobre a Síria que inclui um cessar-fogo duradouro, a entrega de ajuda humanitária e um princípio de processo político entre o regime sírio a oposição moderada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos