Iraque anuncia reconquista de localidade chave para ofensiva em Mossul

Bagdá, 22 Set 2016 (AFP) - O Iraque anunciou nesta quinta-feira que suas tropas retomaram do grupo Estado Islâmico (EI) a localidade de Sharqat, considerada fundamental nas operações para a ofensiva contra Mossul.

As forças de segurança iniciaram a operação na terça-feira. A localidade fica em uma posição estratégica para o processo de abastecimento militar na ofensiva contra Mossul, atualmente sob poder do grupo extremista.

Sharqat fica na margem oeste do rio Tigres, 260 km ao noroeste de Bagdá e 80 km ao sul de Mossul. As forças iraquianas já haviam conquistado várias localidades ao norte.

As tropas iraquianas "liberaram completamente o distrito de Sharqat e hastearam a bandeira iraquiana na sede do governo", informou o centro de coordenação iraquiano das operações contra o Estado Islâmico.

Sharqat chamou a atenção pela presença contínua de extremistas do EI por trás das linhas de combate.

O grupo Estado Islâmico assumiu o controle em 2014 de amplas regiões ao norte e oeste de Bagdá, mas as forças iraquianas treinadas e apoiadas pela coalizão reconquistaram áreas significativas, incluindo Tikrit, Ramadi e Fallujah.

Fontes militares americanas indicaram que a ofensiva final contra Mossul pode começar no próximo mês, mas destacaram que ainda existem significativos obstáculos militares, políticos e humanitários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos