Policiais belgas que transportavam 13 migrantes são detidos na França

Lille, França, 22 Set 2016 (AFP) - A polícia deteve dois agentes belgas que transportavam em sua van 13 migrantes em uma cidade fronteiriça do norte da França, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

Os dois agentes foram levados na terça-feira à noite para a delegacia de polícia de Armentières, uma localidade francesa na fronteira, para interrogatórios, antes de ser liberados, afirmou a prefeitura.

Os policiais belgas explicaram que encontraram os migrantes na estrada e que "não queriam deixar que continuassem a pé até a fronteira" francesa.

"Nós os levamos para onde queriam ir", disse à rádio belga RTBF Georges Aeck, um dos policiais envolvidos.

Após o incidente, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, convocou o embaixador da Bélgica, Vincent Mertens de Wilmars, "para pedir explicações" e expressar seu descontentamento, indicou o ministério.

Entre os 13 migrantes, três menores de idade foram levados para abrigos e 10 adultos estão em detenção administrativa enquanto sua situação é analisada, informaram as autoridades.

Mais de 300.000 migrantes e refugiados chegaram à Europa em 2016 após uma travessia pelo Mediterrâneo, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

Entre 6.900 e 10.000 migrantes vivem no campo de migrantes de Calais (norte da França), conhecido como a "selva", onde esperam uma oportunidade para atravessar a fronteira com o Reino Unido.

zl-cds/fp/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos