Maduro e Kerry se reúnem após cerimônia em Cartagena

Cartagena, Colômbia, 27 Set 2016 (AFP) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o secretário americano de Estado, John Kerry, mantiveram nesta segunda-feira uma breve reunião bilateral, por ocasião da cerimônia de assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc, na cidade de Cartagena.

"Pdte @NicolasMaduro manteve reunião respeitosa e elevada com @JohnKerry. Ratificamos diálogo bilateral através do comissionado Tom Shannon", escreveu a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, no twitter.

Fontes diplomáticas disseram à AFP que a "curta" reunião bilateral ocorreu no Centro de Convenções de Cartagena logo após a assinatura do acordo de paz.

Segundo John Kirby, porta-voz do departamento de Estado, Kerry e Maduro "acertaram prosseguir com as conversações bilaterais iniciadas nos meses recentes".

Kerry expressou o compromisso do governo dos Estados Unidos "com o bem-estar do povo venezuelano" e sua disposição "de trabalhar com todos os setores para fortalecer" a relação entre os dois países.

"Também se referiu à nossa preocupação com os desafios econômicos e políticos que têm afetado milhões de venezuelanos, e exortou o presidente Maduro a trabalhar de forma construtiva com os líderes da oposição para abordar estes desafios".

Estados Unidos e Venezuela não têm embaixadores em Caracas e Washington desde 2010, mas em abril de 2015 Maduro e o presidente Barack Obama se reuniram brevemente durante a Cúpula das Américas, no Panamá.

O encontro desta segunda-feira ocorre dias após um dos frequentes desentendimentos diplomáticos que caracterizam as relações entre Caracas e Washington.

Na semana passada, Rodríguez qualificou de "intromissão" o pronunciamento de um porta-voz do departamento de Estado que manifestou a preocupação de Washington com o anúncio de que o referendo revogatório contra Maduro não ocorrerá este ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos