Homem que transportava arsenal de armas a Paris antes dos atentados pega 4 anos de prisão

Berlim, 29 Set 2016 (AFP) - Um homem que transportava armas em seu veículo, detido na Alemanha poucos dias antes dos atentados de 13 de novembro em Paris, foi condenado a quatro anos de prisão por um tribunal de Munique, sem que qualquer vínculo com os ataques tenha sido estabelecido.

Vladko Vucelic, nascido em Montenegro, foi condenado por "importação ilegal e tráfico de armas de guerra, posse não autorizada de armas de guerra e posse não autorizada de armas de mão semiautomáticas e munições".

Mas a corte não conseguiu determinar se o homem, de 51 anos, sabia se as armas estavam destinadas a um ataque específico previsto em Paris. Mas a promotoria considerou que o acusado não poderia ignorar que armas deste tipo poderiam ser utilizadas em atentados como os de 13 de novembro.

O motorista, que havia registrado em seu aparelho de GPS um endereço de Paris, admitiu que estava a par de que transportava armas em seu veículo, mas disse ignorar como seriam utilizadas.

Ele afirmou que aceitou o transporte por estar em dificuldades financeiras. O trabalho renderia 2.000 euros.

Este motivo e o fato de que Vucelic não tinha antecedentes criminais serviram de atenuantes do caso.

O montenegrino foi detido em 5 de novembro de 2015 em um acostamento de uma rodovia, próxima da fronteira com a Áustria.

bur-jb/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos