Topo

Netanyahu e Abbas apertam as mãos no funeral de Shimon Peres

Shimon Peres morre aos 93 anos

Reuters

Em Jerusalém

30/09/2016 06h03

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmud Abbas, apertaram as mãos nesta sexta-feira (30) antes do funeral do ex-presidente israelense Shimon Peres, em Jerusalém. Os dois não se cumprimentavam desde a reunião de cúpula sobre o clima de Paris, há quase um ano.

Sob uma tenda instalada para receber os líderes de todo o mundo, Abbas e Netanyahu conversaram rapidamente. "É bom te ver, fazia tempo", disse Abbas ao chefe de Governo israelense, antes de saudar a mulher do premiê, Sara Netanyahu.

A presença de Abbas em Jerusalém é algo que não acontecia há vários anos. O presidente palestino precisou de uma autorização especial dos israelenses. Ele estava acompanhado pelo número dois da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e pelo chefe dos serviços de segurança palestinos.

Nenhum presidente árabe compareceu ao funeral, mas o Egito, um dos países árabes que assinou a paz com Israel, enviou o ministro das Relações Exteriores.

Obama

O presidente americano, Barack Obama, afirmou no funeral que a paz entre Israel e os palestinos, que tanto desejava o vencedor do prêmio Nobel falecido na quarta-feira (28), continua sendo uma "tarefa inacabada" e ressaltou a presença de Abbas na cerimônia.

Obama disse que Peres está "entre os gigantes do século XX", como "Nelson Mandela" ou "mulheres como sua majestade, a rainha Elizabeth da Inglaterra".

Dezenas de autoridades do mundo inteiro viajaram a Jerusalém, que mobilizou um grande esquema de segurança, para prestar a última homenagem ao ex-presidente de Israel, Shimon Peres, que morreu aos 93 anos depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

Peres era o único sobrevivente dos três premiados com o Nobel da Paz em 1994 por seu envolvimento no acordo de Oslo. Ele estabelecia as bases de uma autonomia palestina e oferecia a esperança, hoje em dia muito distante, para uma solução do conflito com Israel.