Parlamento turco prolonga por um ano mandato de suas tropas em Síria e Iraque

Istambul, 1 Out 2016 (AFP) - O Parlamento turco aprovou, neste sábado, de forma quase unânime em sua primeira sessão a prorrogação por um ano da missão militar na Síria e no Iraque, até outubro de 2017.

Os deputados do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder), os social-democratas do CHP, assim como os nacionalistas do MHP votaram a favor.

A Turquia lançou em 24 de agosto uma ofensiva denominada "Escudo de Eufrates" na Síria para combater os extremistas do grupo Estado Islâmico e as milícias curdas.

Um número indeterminado de conselheiros militares turcos encontram-se também na base militar iraquiana de Bashiqa, nos arredores de Mossul, para treinar os combatentes iraquianos que se preparam para tentar recuperar a cidade-chave no norte do país e nas mãos do EI.

A prolongação da missão militar só contou com o voto contrário do partido pró-curdo HDP.

O presidente Recep Tayyip Erdogan, em seu discurso diante dos deputados, recordou que o principal objetivo da operação na Síria é criar "uma área livre" de cerca de 5.000 km².

Erdogan elogiou os resultados da operação na cidade síria de Jarablos, perto da fronteira, cuja população aumentou de 2.000 para 40.000 pessoas desde que foi retomada dos extremistas.

sjw-bat/jz/eg/pr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos