NYT afirma que Trump pode ter evitado o pagamento de impostos por 18 anos

Washington, 2 Out 2016 (AFP) - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, pode ter evitado de maneira legal o pagamento de seus impostos durante 18 anos, ao ter declarado perdas de 916 milhões de dólares em 1995, afirma o jornal The New York Times.

A questão da declaração de renda do magnata do setor imobiliário é primordial e sensível ao mesmo tempo. Trump sempre se negou a divulgar suas declarações de impostos, ao contrário da tradição entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, que fazem isto com o objetivo de demonstrar transparência. Sua rival democrata Hillary Clinton divulgou os documentos.

O NYT informou que, com o auxílio de uma fonte anônima, teve acesso à declaração fiscal de Trump de 1995. E afirma que ele "declarou perdas de 916 milhões de dólares".

Apesar de não ter conhecimento de seus rendimentos tributáveis dos anos seguintes, este valor pode ter permitido ao empresário reduzir legalmente 50 milhões de dólares de sua renda tributável por ano "durante 18 anos", ou seja, até 2013.

Os prejuízos colossais de Trump poderiam ser explicados, de acordo com o New York Times, por seus fracassos no mundo dos cassinos de Atlantic City, na costa leste dos Estados Unidos, no setor hoteleiro e dos transportes aéreos.

O candidato foi procurado para comentar a informação do jornal, mas não respondeu. Sua equipe de campanha divulgou um comunicado que não menciona os 916 milhões de dólares de perdas, mas assegura que Trump é um "homem de negócios talentoso que não paga mais impostos do que exige a lei".

A campanha de Trump acusou o New York Times de ser "uma extensão da campanha de Clinton, do Partido Democrata e de seus interesses específicos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos