Hillary aumenta vantagem sobre Trump, segundo nova pesquisa

Washington, 3 Out 2016 (AFP) - A candidata democrata Hillary Clinton ampliou a seis pontos a vantagem sobre seu rival republicano Donald Trump na corrida pela Casa Branca, uma semana depois do áspero debate entre ambos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a pesquisa do Politico/Morning Consult, Clinton supera agora Trump por 42% a 36% das intenções de voto, em um cenário que inclui os outros candidatos minoritários, o libertário Gary Johnson (9%) e a ambientalista Jill Stein (2%).

De acordo com a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, quando são considerados apenas os dois candidatos principais, a vantagem de Hillary sobre Trump é de 46% a 39%.

A medição, no entanto, volta a deixar em evidência o nível de rejeição incrivelmente alto contra os dois principais candidatos: 58% dos eleitores consultados têm uma imagem ruim de Trump, contra 54% que pensam o mesmo de Hillary.

O primeiro debate entre os dois candidatos na última segunda-feira começou com uma aparente tentativa de civilidade, mas se converteu em uma agressiva troca de acusações pessoais e ironias de todo tipo.

Uma pesquisa realizada pelo Politico e Morning Consulting antes deste debate mostrava Trump com uma vantagem mínima de um ponto porcentual, dentro da margem de erro.

Na sexta-feira, outra pesquisa divulgada pela Fox concedeu a Hillary uma vantagem de cinco pontos (49% a 44%), embora a pesquisa do jornal Los Angeles Times ainda situe Trump à frente, com 47% a 42%.

A medição desta segunda-feira é divulgada após uma semana demolidora para Trump, que foi envolvido em polêmica com uma ex-Miss Universo e se tornou o centro de um novo escândalo por revelações sobre suas declarações de impostos.

De acordo com o Politico e Morning Consult, o principal fator no avanço de Hillary está em um maior nível de aceitação entre os eleitores independentes e, em menor medida, entre os eleitores mais jovens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos