Polícia de Los Angeles publica vídeo de ataque de oficial a homem negro

Los Angeles, 4 Out 2016 (AFP) - A Polícia de Los Angeles divulgou, nesta terça-feira (4), imagens do tiroteio contra um jovem negro que morreu no fim de semana pelas mãos de agentes, episódio que deflagrou protestos e aumentou uma tensão racial já em escalada nos EUA.

O chefe de Polícia, Charlie Beck, disse que decidiu divulgar as imagens para acabar com as dúvidas sobre a morte de Carnell Snell Jr., de 18 anos, no sábado (1º).

"Decidimos publicar o vídeo para reduzir um pouco a tensão social sobre esse incidente e corrigir o que nós consideramos ser um relato falso", disse Beck a uma rádio local.

A divulgação das imagens marca uma tentativa da polícia de reduzir o mal-estar social e a insatisfação com a morte de Snell.

Segundo Beck, no vídeo divulgado nesta terça-feira (4), vê-se claramente Snell com uma pistola na mão enquanto é perseguido pela Polícia, depois de sair de um automóvel supostamente roubado e começar a correr. O vídeo não mostra o momento do tiroteio.

Muitos moradores da área duvidaram da versão policial, desencadeando protestos e alimentando o debate sobre as mortes de afro-americanos por parte de policiais em todo o país.

Snell foi a terceira pessoa negra que morreu na semana passada na Califórnia em uma situação polêmica com a Polícia.

Na terça-feira (27) passada, Alfred Olango, um imigrante de Uganda, morreu por disparos de policiais no bairro de El Cajon, em San Diego.

E, na sexta-feira (30), Reginald Thomas faleceu, depois que um oficial aplicou descargas elétricas em Pasadena, nos arredores de Los Angeles.

A Polícia dos Estados Unidos enfrenta uma pressão crescente para publicar os vídeos das câmeras de segurança, onde são vistos os agentes envolvidos nas mortes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos