Santos e Uribe se reúnem amanhã para conversar sobre paz com Farc

Bogotá, 4 Out 2016 (AFP) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, vai-se reunir nesta quarta-feira (5) com seu antecessor e ferrenho opositor Álvaro Uribe (2002-2010), líder do "não" vitorioso no plebiscito sobre o acordo de paz com a guerrilha Farc - informou a Presidência nesta terça (4).

O encontro será às 11h30 locais (13h30, horário de Brasília), na Casa de Nariño, sede da Presidência. Uma hora antes, o Santos se encontrará com o ex-presidente Andrés Pastrana (1998-2002), outro grande promotor da rejeição ao pacto de paz firmado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Ambos os encontros serão privados, assinalou a Presidência em uma mensagem a jornalistas.

"Convidei @AndresPastrana_ e @AlvaroUribeVel para dialogar na quarta-feira (5) com um ânimo construtivo em prol da paz #JuntosPelaColômbia", escreveu o chefe de Estado em sua conta no Twitter, pouco depois de saber da notícia.

Mais cedo nesta terça-feira, Uribe se mostrou aberto a se reunir com o presidente, que foi ministro da Defesa durante a maior ofensiva contra as Farc. Para ele, Santos é um "traidor" por ter promovido o diálogo com a guerrilha.

"Se depender de mim pedir uma reunião com o presidente para lhe dizer que estamos preocupados com os acordos, então, peço esse encontro. Eu irei lá, não posso ir sozinho, mas expressarei nossas preocupações", disse Uribe à RCN televisão.

A última reunião conhecida entre Santos e Uribe foi em 10 de janeiro de 2011, em um almoço na propriedade do ex-presidente em Rionegro, no noroeste do país.

Conversas secretas já haviam ocorrido entre as Farc e Santos, eleito pela primeira vez em 2010, antes dos diálogos formais iniciados em novembro de 2012 em Cuba.

Desde então, várias vezes e por diversos meios, Santos convidou Uribe para tratar de suas objeções às negociações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos