Português Antonio Guterres se confirma como favorito para chefiar a ONU

Nações Unidas, Estados Unidos, 5 Out 2016 (AFP) - O ex-primeiro-ministro de Portugual Antonio Guterres está prestes a se tornar o próximo secretário-geral da ONU após a sexta votação no Conselho de Segurança, informaram diplomatas nesta quarta-feira.

Ao final de uma votação secreta dos 15 membros do Conselho, o embaixador russo Vitaly Churkin declarou aos jornalistas que Guterres, de 67 anos, é o claro favorito a suceder BanKi-moon.

Churkin também anunciou uma votação formal no Conselho na quinta-feira para confirmar a designação.

Durante a votação desta quarta, os cinco membros permanentes do Conselho - Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos -, que têm direto a veto, usaram cédulas de cor diferente da dos outros dez membros.

Isto tornou possível ver pela primeira vez se um dos cinco membros permanentes tinha a intenção de bloquear a candidatura de Guterres.

Guterres, que foi alto comissário das Nações Unidas para os refugiados durante 10 anos, recebeu 13 votos a favor, incluindo de quatro membros com direito de veto, e duas abstenções, entre eles um com a faculdade de vetar.

O ex-primeiro-ministro português (1995-2002) liderou as cinco votações informais anteriores no Conselho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos