Ban Ki-moon considera excelente possível eleição de Guterres na ONU

Roma, 6 Out 2016 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta quinta-feira em Roma que a eleição do ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres para sucedê-lo à frente da organização internacional seria excelente.

"Eu conheço Guterres muito bem e considero que é uma escolha excelente", declarou Ban à imprensa ao término de um encontro com o presidente italiano, Sergio Mattarella.

"Tem experiência como primeiro-ministro de Portugal. Seu amplo conhecimento dos assuntos mundiais e sua viva inteligência serão muito úteis para a condução da ONU em um período tão crítico", disse Ban.

O ex-primeiro-ministro português, de 67 anos, está prestes a se converter no próximo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), após a decisiva votação informal de quarta-feira no Conselho de Segurança.

A eleição deverá ser ratificada pela Assembleia Geral nesta quinta-feira.

Guterres, que foi Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR) durante 10 anos, obteve o apoio de 13 dos 15 membros do Conselho, entre eles quatro dos cinco países com direito a veto.

O português, que seria o primeiro ex-chefe de um governo a liderar o organismo multilateral, prometeu reformar a ONU para reforçar seus esforços de manter a paz e promover os direitos humanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos