Imigrantes fogem de centro de internação na Espanha e ferem policiais

Madri, 6 Out 2016 (AFP) - A polícia buscava nesta quinta-feira 28 imigrantes que fugiram de um centro de internação no sudeste da Espanha, após um motim na noite de quarta-feira que deixou cinco policiais com ferimentos leves, informou uma fonte policial.

Cerca de 70 imigrantes conseguiram fugir do centro público, que abrigava 127 estrangeiros sem visto de residência, em Sangonera, perto da cidade de Murcia, 350 km a sudeste de Madri, indicou à AFP uma porta-voz da Polícia Nacional.

"Praticamente mais da metade (dos foragidos) foi reintegrada, (...) neste momento faltam 28", indicou a porta-voz, que disse que desde as 21h00 locais de quarta-feira (16h00 de Brasília) está ativo um dispositivo especial de busca.

"Um dos estrangeiros fingiu estar doente e quando a ambulância chegou para que saísse, os outros se amotinaram", explicou.

Durante a revolta, os estrangeiros "usaram extintores e diversos utensílios e os lançaram", o que terminou com cinco policiais com "diversas contusões no corpo", segundo a porta-voz.

O centro de retenção de Sangonera sofreu nos últimos anos outros episódios de fuga, segundo a imprensa.

Em meados de setembro, o Serviço Jesuíta a Migrantes (SJM) divulgou um relatório anual sobre os sete centros de internação de estrangeiros na Espanha, que abrigaram 6.500 pessoas em 2015.

O relatório da organização não governamental denunciou retenções abusivas de pessoas que, de qualquer forma, não podem ser expulsas, como os menores de idade.

Estes centros abrigam principalmente estrangeiros sem visto de residência que são alvos de um processo de expulsão. Mas o SJM também detectou entre os estrangeiros doentes, vítimas de tráfico, menores e demandantes de asilo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos