Matthew causa destruição quase total em Jérémie, sul do Haiti (CARE)

Porto Príncipe, 6 Out 2016 (AFP) - Cerca de 80% das construções em Jérémie, capital do departamento (estado) meridional de Grande Anse, no Haiti, de 30.000 habitantes, foram arrasadas na passagem do furacão Matthew, reportou a ONG CARE em sua conta no Twitter.

"Jérémie, a capital do departamento meridional de Grande Anse, ficou completamente destruída. Cerca de 80% de seus edifícios foram arrasados. Todas as linhas telefônicas e elétricas estão cortadas. As pessoas em breve ficarão sem alimentos e dinheiro", afirmou Jean-Michel Vigreux, diretor da CARE no Haiti, citado no tuíte.

Uma jornalista da AFP constatou que a tempestade levou o teto da catedral de Les Cayes, a terceira cidade do país, situada na costa sudoeste.

Os edifícios do centro, construídos com cimento, resistiram muito bem, mas o bairro de Croix-Marche à Terre foi devastado. Muitas árvores - coqueiros, na maioria - foram derrubadas sobre dezenas de casas que, com telhados feitos de chapa de metal, não resistiram.

Além disso, plantações de bananas e mangas foram totalmente destruídas, acrescentou a jornalista.

O ministro haitiano do Interior, François Anick Joseph, disse na quinta-feira por telefone à AFP que pelo menos 108 pessoas morreram no país, o mais pobre das Américas.

Em sua passagem pelo Caribe rumo à costa leste dos Estados Unidos, Matthew também causou quatro mortes na República Dominicana, onde mais de 36.500 pessoas foram evacuadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos